Transição Justa
econômica e
socioambiental
O objetivo da plataforma é apoiar os governos locais, agentes econômicos e trabalhadores na construção de políticas públicas para dinamizar a economia, fortalecendo a resiliência econômica dos territórios, a capacidade fiscal dos governos, a produtividade da economia e do trabalho em condições dignas, competitivas e sustentáveis.






Transição local
Estes territórios terão de reestruturar e/ou diversificar a sua economia, manter a coesão social e formar e requalificar os trabalhadores afetados e aos jovens para os preparar para futuros empregos. Estas medidas correspondem à agenda de transição justa prevista no preâmbulo do Acordo de Paris, assinado em 2015. O compromisso estabelece que a implementação de políticas deve levar em conta “os imperativos de uma transição justa no mundo do trabalho e a criação de trabalho decente e de emprego de qualidade”.
Para fazer face aos problemas específicos destas regiões, Agenda Pública desenvolveu uma iniciativa para Transição Justa, que presta apoio específico a estes territórios e às empresas ali instaladas.

Sobre a Plataforma para uma Transição Justa

O que fazemos:

Criação de espaços de diálogo social

Construção de planos de transição justa

Apoio às políticas de desenvolvimento econômico

Desenvolvimento de capacidades locais

Modernização de sistemas públicos de intermediação de trabalho

Estratégias de inclusão produtiva

Atração de investimentos verdes
Como fazemos
Diálogo Social: viabiliza espaços qualificados de diálogo multistakeholder

SolutionLabs: Construção conjunta de soluções multistakeholder (co-inovação) para endereçar necessidades de desenvolvimento, requalificação e reabilitação socioambiental, além de indicarem planos operacionais, ações de impacto rápido (AIR) e mecanismos de governança para o cumprimento dos objetivos.
Construção e difusão de conhecimento: atividades colaborativas, organização de informações, visibilidade e registro (repositório de informações e boas práticas).
Seek & Solve: Pesquisas (stakeholder mood) e análise de tendências para resolução de problemas com suporte de especialistas
Delivery Units: Desenvolvimento de equipes locais de implementação
Inteligência de dados: Bancos de dados customizados a partir de clusters comparativos
Projetos territoriais: governança local com carteira de projetos estratégicos para implementação
Para saber mais inscreva-se aqui!

Quem somos
A Plataforma de Transição Justa é uma iniciativa da Agenda Pública, no âmbito da iniciativa RESET e conta com o apoio do Fundo Rein.
